Como fazer capa de almofada sem costura usando 2 materiais básicos

Poucas coisas são tão reconfortantes do que chegar em casa e descansar em meio a almofadas macias e aconchegantes. Na cama, no sofá ou em poltronas, elas são indispensáveis na hora do descanso. Além de oferecer conforto, essas peças transformam e dão personalidade ao ambiente. Se você está achando a decoração da sala monótona ou caso tenha apenas enjoado dos encostos para o sofá, chegou a hora de aprender como fazer capa de almofada e repaginar o lar.

Provavelmente, você já deve ter pensado várias vezes em fazer novas capas para as almofadas de casa mas desanimou pelo fato de saber que esse processo não é tão simples quanto imagina, pois é necessário costurar e isso é uma tarefa que requer paciência, habilidades e tempo que na maioria das vezes não temos. Por isso, uma opção rápida e descomplicada para quem não quer passar nem perto da linha e da agulha é utilizar a cola especial para tecido.

Ao optar pela capa de almofada sem costura, você terá menos trabalho e obterá o mesmo resultado do processo tradicional. Essa alternativa tornou-se a preferida daqueles que não estão dispostos a investir muito tempo na criação desses artigos mas desejam renovar a decoração da casa em poucos minutos. Além de ser uma tarefa simples, ao fazer a própria almofada, você poderá brincar com as cores e estampas que mais lhe agradam e terá o espaço decorado exatamente como desejou.

 

Materiais utilizados:

Para fazer almofadas decorativas, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • Cola pano;
  • Ferro de passar roupa;
  • Fita métrica ou régua;
  • Tecido – de sua preferência;
  • Tesoura;
  • Velcro (opcional).

 

Dicas: Cola para tecido

  • Para fazer a capa de almofada, opte pela cola pano. Ela substitui perfeitamente a costura e foi criada especialmente para aplicar em tecidos de fibras naturais como 100% algodão e jeans.
  • Este produto pode ser encontrado facilmente em lojas de armarinho e custa em média R$ 5,00 – 15g.
  • Na hora de colar a capa, não utilize a cola em grandes quantidades, o excesso poderá manchar o tecido e se usado em panos muito finos, o produto irá transpassar e também poderá danificá-lo.
  • A cola pano não é indicada para tecidos sintéticos, então fique atento!

 

Qual o melhor tecido para almofada?

Antes de fazer as capas para almofadas, é preciso pensar em qual tecido você deseja para as futuras peças que farão parte da decoração da sua casa. Existem uma grande variedade de tecidos que vão desde os mais simples até os mais sofisticados, entre eles estão: seda, algodão, fibra de linho, sarja, chenille, veludo e outros, e podem ser encontrados lisos, estampados, listrados, xadrez, coloridos e etc. Você pode aproveitar os panos que estão guardados no armário ou então ir a procura de novos. Se optar por comprá-los, saiba antes qual a quantidade de capas que pretende fazer e o tamanho de cada uma, assim, você já terá o cálculo das medidas definido e evitará gastos desnecessários.

Na hora de escolher qual é o melhor tecido para as almofadas, é importante você ter em mente o que mais lhe agrada e quais são as possíveis cores e estampas que combinarão com o ambiente em que as peças serão colocadas. Opte por aquelas que tragam harmonia para o local. Se deseja trazer mais cor para o espaço, aposte em almofadas coloridas ou dê preferência para os tons neutros e discretos se pretende apenas trazer aconchego e elegância para a casa.

 

Como fazer capa de almofada sem costura

1. Corte o tecido

Para fazer almofadas decorativas de 45 cm x 45 cm, é preciso cortar o tecido no tamanho 49 cm x 95 cm.

Depois de cortado, passe o ferro no tecido para deixá-lo bem liso e sem nenhum vinco.

2. Cole as bordas

Vire o tecido para o lado do avesso (sem estampa), dobre-o dos dois lados fazendo uma borda de 2,0 cm e depois cole com a cola pano.

Para que a a capa de almofada fique bem certinha, não se esqueça de medir os 2,0 cm com a fita métrica ou régua.

Passe o ferro por cima das bordas coladas para ajudar o pano a fixar e a secar mais rápido. Verifique a temperatura adequada do ferro para o tecido que você escolheu.

Obs: Algumas colas já vem com o bico para você usar diretamente no local. Caso contrário, utilize um pincel macio para passar o produto.

3. Cole as outras extremidades

Com as duas bordas já coladas, vire o tecido para o lado direito. Passe cola nos 2,0 cm das extremidades. Marque a medida com a fita métrica para evitar que a almofada fique torta depois de pronta.

Pegue um lado do pano e cole até passar um pouco mais da metade do tecido (2 dedos).

Para o outro lado, repita o processo anterior, deixando passar também 2 dedos da metade.

Em seguida, passe o ferro por cima dos locais colados para que a cola seque mais rápido.

4. Desvire o tecido

Para finalizar, desvire o tecido para o lado direito e a capa de almofada está pronta! Super simples e prático, né? Agora basta você preencher a peça com o enchimento da sua escolha e já pode decorar a casa todinha!

É bem facinho o passo a passo de como fazer capa de almofada sem costura, né? Olha que fofinhas que elas ficam! Já queremos uma em cada cômodo da casa!

Como fazer capa de almofada sem costura

Dá para colocá-las na cama, no sofá, na poltrona, enfim, no lugar que você quiser!

Como fazer capa de almofada sem costura

 

Enchimento de almofada

Existem vários tipos de enchimentos para almofada, a manta acrílica, a fibra siliconada, o látex e outros. Nós já vimos muitas pessoas falando que ao criar a própria peça, nunca conseguem preencher os cantinhos o suficiente e as pontas acabam ficando folgadas e sem volume! E aí você se pergunta: como fazer capa de almofada sem que isso aconteça?

Uma dica para que todos os cantos da almofada fiquem recheados de enchimento é faze-lo um pouco maior que a peça. Por exemplo, se a almofada tem 45 cm x 45 cm, você deverá criar um enchimento de 50 cm x 50 cm, ou seja, 5 cm a mais já é o ideal para deixá-la bem fofinha e macia! Não se preocupe se inicialmente as peças ficarem bem cheias, pois com o tempo e uso frequente, o volume delas vão diminuindo, então é mais um motivo para adicionar mais conteúdo!

Para as almofadas acima, nós utilizamos a fibra siliconada. É possível comprar esse material no quilo e sai muito em conta! Encontramos esse enchimento em lojas de armarinho e aviamentos por R$ 29,00 o kg, e com essa quantidade dá para fazer em média de 4 a 5 unidades de almofadas (45 cm x 45 cm) bem avantajadas e fofinhas! Vale muito a pena!

 

A capa de almofada pode ser lavada?

Provavelmente você deve estar estranhando essa ideia maluca de usar a cola e não para de pensar como fazer capa de almofada assim se depois não vai poder lavá-la, não é? Calma! A verdade é que após a colagem, a peça poderá ser lavada sem nenhum problema. Mas para que isso aconteça, verifique o rótulo da cola pano no momento da compra e veja se o produto contém a informação “resistente a lavagens”.

Colas que contam com essa propriedade, são fortes e possuem uma remoção difícil, por isso, não se preocupe em lavar as peças! Evite comprar o produto caso ele não apresente esse dado na embalagem, pois muito provavelmente não será seguro e adequado o suficiente para essa proposta e a capa poderá abrir e se descolar na lavagem!

Peças feitas com tecidos mais delicados como seda e linho devem ter um cuidado maior para lavá-las, principalmente se for usar a máquina, pois poderá danificá-los e rasgá-los. Dessa forma, a limpeza manual e com produtos específicos são os mais recomendados.

 

Acrescentando o velcro (opcional)

Você poderá acrescentar ainda velcro, botão ou zíper para fechar a almofada, mas esse passo é opcional e dependerá única e exclusivamente de como você quer o seu artigo de decoração. Optamos pela primeira opção pelo fato dela ser bem simples e prática de ser adicionada a peça!

 

Inspirações de modelos de almofadas

 

Almofadas para cama:

Fonte: Hannah Black More Photography.

 

Fonte: Scandi Life.

 

Fonte: Criar Interiores e Arquitetura.

 

Fonte: Pinterest.

 

Almofadas para sofá:

Fonte: Pinterest.

 

Fonte: Pinterest.

 

Fonte: Oh.Eight.Oh.Nine.

 

Fonte: Ispydiy.

 

Fonte: Pinterest.

 

Almofada coloridas:

Fonte: Pinterest.

 

Fonte: Pinterest.

 

Fonte: Casa Cláudia.

 

Fonte: Pinterest.

 

Resumo:

É pouco provável que exista alguém que não tenha almofadas em casa. Elas são lindas, confortáveis e dão personalidade ao ambiente. As vantagens de criar a própria peça são inúmeras e não param por aqui. Além de economizar dinheiro, você obterá almofadas bonitas, deslumbrantes e as chances de sentir-se satisfeito com elas é ainda maior do que se fosse comprá-las. Você terá o prestígio de escolher cada detalhe como tamanho, tecido, enchimento e até mesmo o material para fechá-la, ou seja, a peça ficará exatamente do seu agrado.

Apesar da costura ser uma tarefa fundamental na criação dessas peças, infelizmente não é todo mundo que possui disponibilidade para dedicar-se a ela ou para adquirir uma nova habilidade, então a melhor opção é aprender como fazer capa de almofada sem costura, utilizando apenas a cola pano. Ao apostar nessa alternativa você poderá renovar a decoração da sua casa com muita rapidez, praticidade e não será preciso de muito esforço, energia e dinheiro para isso acontecer. Que tal você começar a fazer novas capas com os tecidos que estão guardados?

 

Deixe seu comentário! Amamos falar com você: