Como fazer flor de papel: Passo a passo, dicas e moldes grátis

As flores estão por toda parte e roubam a cena de qualquer decoração. E também não é para menos, elas são lindas, atraentes e enchem o ambiente de vida. Mas sabemos infelizmente que o seu custo é bastante elevado para a sua pequena durabilidade. Por isso, vamos lhe ensinar como fazer flor de papel de forma simples e obter resultados tão incríveis quanto as naturais.

No mundo de hoje, as pessoas têm buscado cada vez mais praticidade e economia na hora de elaborar a decoração. Diante disso, as flores de papel vêm fazendo sucesso e ganhando espaço nas comemorações por serem bonitas, baratas e fáceis de fazer. Uma das vantagens destes enfeites, é que além de serem duráveis, os gastos com os materiais são mínimos, diminuindo consideravelmente as despesas com a decoração.

Dos diversos pontos positivos, não podemos deixar de mencionar ainda que as flores são super versáteis e podem ser usadas na ornamentação de diferentes festas das mais variadas formas: Painéis, arranjos de mesas, cortinas, cadeiras e etc. Estes enfeites também enriquecem e incrementam as produções das vitrines de lojas e até mesmo de ensaios fotográficos.

Materiais necessários

Os materiais utilizados para fazer a flor de papel são bem acessíveis e a maior parte deles, provavelmente você já tem em casa.

Materiais utilizados flores de papel
  • Borracha;
  • Cola quente;
  • Lápis;
  • Moldes;
  • Papel 180g/m² – da cor de sua preferência;
  • Régua de plástico;
  • Tesoura.

Moldes de flores de papel para imprimir

Antes de aprender como fazer flor de papel modelo Simple, entre em nossa página de Materiais e faça download gratuitamente do molde digital. O arquivo está em formato PDF e nele estão todos os moldes desta peça para você imprimir e recortar!

Para complementar a decoração, confira outros modelos de flores de papel. Eles são lindos, possuem um design diferenciado e farão composições incríveis.

Se você deseja simplicidade e praticidade na montagem deste e de outros modelos de flores, dispomos de todas as peças já recortadas, prontas para você montar! Não deixe de conferir e garanta mais rapidez e facilidade nessa tarefa!

Como fazer flor de papel passo a passo

Modelo Simple

1. Imprimindo e recortando os moldes

Primeiramente, abra o arquivo em PDF que você acabou de fazer download e imprima-o.

Sugerimos que os moldes sejam impressos em um papel mais grosso, a partir de 120g/m² para dar mais firmeza na hora de riscá-los.

Obs: Antes de qualquer coisa, verifique as configurações da sua impressora. Caso ela não trabalhe com estes tipos de papéis, imprima o arquivo em um papel comum (mais fino) e depois risque os moldes em um papel mais grosso.

2. Riscando e cortando as peças 

Em um papel 180g/m² da cor de sua preferência, risque com o lápis a quantidade de peças indicadas abaixo:

  • 1ª camada: 07 pétalas;
  • 2ª camada: 07 pétalas;
  • 3ª camada: 07 pétalas;
  • 4ª camada: 07 pétalas;
  • 5ª camada: 07 pétalas;
  • 01 base externa (círculo maior);
  • 01 base interna (círculo menor);
  • Miolo: 03 tiras retangulares.

Total de peças: 40.

Riscando moldes papel 180g/m² flor papel

Recorte todas as peças cuidadosamente (usando uma tesoura com o corte afiado), seguindo exatamente o contorno de cada linha.

Recortando peças flor papel

3. Cortando o centro das pétalas

O próximo passo é fazer um corte no centro das pétalas. O tamanho do picote será diferente para as pétalas de cada camada. Veja as medidas a seguir:

  • Pétalas 1ª camada: 6,5 cm.
  • Pétalas 2ª camada: 5,5 cm.
  • Pétalas 3ª camada: 4,5 cm.
  • Pétalas 4ª camada: 3,5 cm.
  • Pétalas 5ª camada: 2,5 cm.
Cortando centro pétalas flores papel

4. Fazendo curvas e colando as pétalas

Faça uma curva nas pontas de cada pétala com a ajuda da régua.

Com uma das mãos, segure firme a parte inferior da pétala. A outra vem por baixo do papel puxando a régua e fazendo movimentos de “vai e vem”. Faça cuidadosamente para que o papel não fique marcado pelo objeto.

Fazendo curvas pétalas flores papel
Pétalas cortadas ao centro flor papel

Dica: Já vimos várias pessoas usando o lápis para enrolar a extremidade das pétalas e criar a curva. Aconselhamos que você não faça dessa maneira, pois o lápis não dará um acabamento legal para a peça. O ideal mesmo é utilizar a régua de plástico.

COLANDO AS PÉTALAS:

Para deixar as pétalas prontas para a montagem da flor, passe um pouco de cola em uma das extremidades (que se formou após fazer o picote) e junte as “perninhas”.

Não cole muito pra dentro pois se não as pétalas entre cada camada ficarão muito apertadas e depois de pronta, a flor ficará mais “em pé” e fechada. Caso você cole pouco as perninhas (sem entrar tanto), as pétalas ficarão mais afastadas e a flor mais aberta.

Centro colado pétalas flor papel

NÃO SE ESQUEÇA que a curva feita na ponta da pétala ficará para o lado oposto de onde estamos colando.

OBS: Não há jeito certo ou errado de colar. Nós sempre procuramos um meio termo pois acreditamos que a peça fica mais atraente.

Conheça outros moldes de flores de papel e faça lindas decorações.

5. Colando as camadas de pétalas e as bases

PRIMEIRA CAMADA:

Pegue as pétalas maiores para formar a primeira camada da flor. Cole uma ao lado da outra até completar 07 pétalas.

Colando pétalas primeira camada flor papel
Primeira camada pétalas coladas flor papel

Repare que formou um círculo no centro da flor. É exatamente onde você deve colar a base interna (círculo menor).

Colando base interna flor papel
Base interna colada flores papel

A dica é a mesma para formar as próximas camadas: Cole as pétalas no encontro (intervalo) das pétalas da camada anterior e um pouco abaixo dela. A cada camada colada, as pétalas ficarão como se estivessem formando uma escada, sempre um pouco abaixo. Entenderam?

SEGUNDA CAMADA:

Colando pétalas segunda camada flor artesanal
Segunda camada pétalas coladas flor papel

TERCEIRA CAMADA: 

Colando pétalas terceira camada flor artesanal
Terceira camada pétalas coladas flor papel

QUARTA CAMADA:

Quarta camada pétalas coladas flor papel

QUINTA CAMADA:

Quinta camada pétalas coladas flor papel

Depois de colar todas as 05 camadas, vire a flor para o outro lado e cole a base externa (círculo maior) para tampar o fundo que se formou.

Colando base externa flor papel

6. Miolo

Para fazer o miolo, pegue as 03 tiras retangulares que foram cortadas anteriormente. Dobre elas ao meio e em seguida faça várias “franjinhas” em todo o papel utilizando a tesoura.

Você poderá optar por fazer as franjinhas finas ou grossas. Particularmente, nós preferimos elas mais finas porque achamos que dá um efeito mais bonito. A grossura deste corte pode ser em torno de 0,3 mm.

Cortando tira miolo franjinhas flor papel

Depois de cortar as 03 tiras, enrole uma na outra e vá passando cola para não se soltar.

Enrolando primeira tira miolo flor papel
Enrolando segunda tira miolo flor papel
Enrolando terceira tira miolo flor papel

Para o miolo ficar mais “cheio”, com mais volume, vá abrindo e puxando as franjinhas. Agora é só colar ele no centro da flor. Simples, né?

Miolo flor papel rosa detalhes
Olha que maravilha que fica essa flor!

Qual papel usar para fazer as flores?

Gramatura:

Antes de aprender como fazer flor de papel, é preciso estar atento à escolha desse material, pois este ponto tem gerado muitas dúvidas entre as pessoas. Temos visto bastante o uso de papéis finos como cartolina (com menos que 180g/m²), papel crepom e papel de seda. Mas os papéis ideais para este tipo de trabalho são aqueles que possuem a gramatura mais alta, ou seja, os mais grossos.

Recomendamos que você utilize papéis que tenham 180g/m², pois são resistentes e oferecem firmeza para montar a flor. Além disso, possuem a qualidade superior em relação aos demais, garantindo uma durabilidade maior à peça.

Outros tipos de papéis como cartolina (abaixo de 180g/m²), crepom, seda e etc., chegarão ao resultado final mas não são os mais adequados e indicados para esta proposta. Por terem pouca gramatura em sua densidade, são mais leves e finos e não darão a sustentação apropriada para a flor. Enfim, aconselhamos que você dê preferência para os papéis com 180g/m², pois trarão resultados superiores para a decoração.

Tipo de papel:

Existem vários tipos de papéis com 180g/m² que fica até difícil de escolher qual usar, não é mesmo? Para fazer as flores, sugerimos o papel Color Plus 180g/m². Essa linha apresenta uma infinidade de cores bonitas, vibrantes e possui uma textura uniforme incrível.

Além desse papel ter a qualidade excelente, o preço dele é muito vantajoso em relação aos demais. A linha Color Plus conta com papéis comuns, texturizados e perolados, proporcionando uma grande diversidade para fazer a flor de papel. Cores e opções não faltarão para montar as flores gigantes de papel!

Decoração de flores de papel 

As flores de papel são bem versáteis e podem ser usadas para a decoração de festas de casamentos, noivados, aniversários, chás de bebê, batizados, vitrines de lojas, ensaios fotográficos, ou seja, para vários tipos de ambientes, eventos e comemorações!

Você poderá utilizá-las para decorar paredes, painéis, mesa do bolo e/ou para fazer arranjos, guirlandas e quadros! É só você combinar a cor do papel com a temática e estilo da festa ou ambiente!

Casamento: 

As flores de papel estão sendo cada vez mais utilizadas em casamentos e noivados e não é atoa! São lindas, chamativas e deixam o ambiente super romântico e sofisticado. Elas são ideais para os noivos que buscam economizar mas não abrem mão de uma decoração elegante!

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Os tons claros e pastéis são coringas nos casamentos, pois trazem leveza e delicadeza para o ambiente. As cores mais usadas são: rosa claro, branco e nude! A combinação dessas cores garante harmonia para a cerimônia!

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

As flores podem ser colocadas em arcos, portais, cortinas, painéis e etc! Existem uma infinidade de opções para elas!

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Buquê de noiva:

O buquê de flor de papel tem caído no gosto das noivinhas! Essa novidade vem fazendo sucesso por ser uma opção mais em conta mas igualmente bonita às flores naturais!

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

O buquê de papel pode ser feito com uma mistura de flores e folhas e revestido por uma fita sofisticada! O mais incrível é que ele reproduz com muita veracidade as flores naturais!

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Arranjos de mesa:

Os arranjos de mesa feito de flores de papel são ideais para aqueles que querem fugir dos altos preços das flores naturais.

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Esse tipo de arranjo vale super a pena, pois além de ter um custo baixo, ele é durável e poderá ser reutilizado para outros eventos e ocasiões especiais.

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Painéis:

O painel de flores de papel pode ser feito para decorar a mesa do bolo ou algum canto especial do ambiente! Uma sugestão é colocar as flores por cima de uma base de madeira, cortinas, panos, isopor ou até mesmo na própria parede.

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Para destacar e chamar ainda mais atenção, faça flores de tamanhos e cores diferentes e vá mesclando na decoração. Essa é uma ótima maneira de atrair mais olhares!

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Para complementar a decoração do painel, faça diferentes galhos de folhas e coloque entre as flores, vai ficar parecendo um verdadeiro jardim!

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Guirlandas:

As guirlandas de flores de papel também são ótimas para enfeitar paredes, portas e mesas! Decore-as com fitas bem bonitas e faça laços para amarrar.

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Cadeiras:

As flores de papel têm decorado as cadeiras das festas e trazido muito charme para as comemorações! Para não ficar com excesso de informação, estes enfeites podem ser intercalados nos assentos ou colocados apenas nas cadeiras dos aniversariantes, noivos e das pessoas mais próximas destes!

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Ensaios “newborn”:

Estes enfeites de papel estão fazendo parte dos primeiros registros da vida de um bebê. As flores ficam super delicadas para aconchegar os recém nascidos e deixam o ensaio fotográfico ainda mais encantador. É muita fofura, né, mamães?

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Para os bebês ficarem confortáveis, deixe um espaço maior no centro da flor e coloque uma manta bem macia para acomodá-los!

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Vitrines de lojas:

As flores de papel também não ficam de fora das decorações de vitrines de lojas! Coloridas e alegres, elas são ideais para atrair e chamar a atenção de novos clientes! Além disso, estes enfeites são capazes de deixar o local ainda mais agradável e propício para o clima de compras!

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Anéis de guardanapo:

As flores podem ser feitas até para enfeitar os anéis de guardanapo! Incrível, né? Elas trazem ainda mais charme e delicadeza para a mesa daquele almoço ou jantar!

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Para deixar a composição mais bonita, não se esqueça das folhas, dos galhos e de uma fita para amarrar!

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Embrulhos de presentes:

Nada melhor do que receber um presente ou uma lembrança em um embrulho bem bonito, né? As flores de papel fazem total diferença nas decorações das embalagens! Elas deixam qualquer papel sem graça mais atrativo!

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Fonte: Pinterest.
Fonte: Pinterest.

 

Material para colar as flores na decoração

Existem diversos materiais para fixar as flores artesanais na decoração. Mas você deve tomar cuidado na hora de escolher qual utilizar, pois alguns são tão potentes que podem acabar danificando a pintura da parede ou a área em que for colocado. E vamos combinar que se a festa for em algum local alugado, não será uma situação muito agradável se isso acontecer, né? Rs. Por isso, fique atento para a dica que vamos dar!

Já testamos diversos materiais e podemos dizer que a fita multiuso dupla face VHB liner verde é a melhor para colar as flores. Ela é constituída de um adesivo acrílico transparente e tem forte adesão à superfície. Esta fita é ideal para fixação de objetos na parede, além de não danificar sua estrutura. Ela pode ser encontrada facilmente em papelarias, lojas de construção e decoração. Enfim, é muito fácil de achar e vale cada centavo!

Como guardar e conservar as flores após usá-las?

Depois de usar as flores de papel na decoração, o mais importante é guardá-las adequadamente para que elas possam ser reutilizadas em outras ocasiões. Antes de tudo, verifique se não ficou pedaços de fita adesiva nas flores e remova tudo com cuidado.

Em seguida, abrigue os enfeites em uma caixa para evitar que a poeira se acumule e que a iluminação oxide a celulose do papel. Nunca acomode as flores em sacos plásticos, pois eles impedem a respiração adequada do papel.

Esporadicamente, tire as flores da embalagem e limpe-as com um pano seco. Se for guardá-las em armários, evite os de madeira para não atrair cupins e brocas que devoram papéis. Uma dica é forrar a prateleira antes de colocá-las. Tomando todos esses cuidados, as flores vão ficar protegidas e bem conservadas para decorar a próxima festa ou outra ocasião especial!

Resumo:

É difícil encontrar alguém que não se encante pelas flores de papel, ainda mais quando se trata de um enfeite bonito, barato, durável e que pode ser feito por você mesmo utilizando simples materiais. Esta peça tem conquistado o coração das pessoas por suas inúmeras qualidades, mas principalmente por ser fácil e descomplicado de fazer. Até mesmo quem não leva muito jeito com trabalhos manuais consegue produzí-la sem grandes dificuldades.

Para quem não abre mão de decorações incríveis, práticas e econômicas, aprender como fazer flor de papel é uma excelente opção para fugir dos altos preços dos arranjos de flores naturais. Além destes enfeites de papel reproduzirem com muita similaridade os originais, são duradouros e podem ser usados novamente em outras festividades e ocasiões.

E você, tá esperando o que para começar a fazer essas flores e criar decorações de festas maravilhosas? Conte para a gente nos comentários o que acharam desse passo a passo e não se esqueçam de usar a hashtag #namorandoarte no Instagram para vermos as produções de vocês! Beijos!

Confira nossos moldes de flores de papel e faça decorações maravilhosas!

Deixe seu comentário! Amamos falar com você: