Letras em 3D gigantes: Aprenda como fazê-las para decorar festas

Decerto, você já deve ter reparado que as letras em 3d tornaram-se tendência na decoração de quartos, salas, escritórios, festas de aniversários e casamentos. Elas estão por toda parte enfeitando e repaginando o ambiente. Mas uma coisa que poucos sabem é que esse artigo pode ser feito utilizando papéis de alta resistência como o papelão. É uma opção barata que substitui o famoso MDF e proporciona resultados tão fantásticos quanto este.

O papelão está presente em nosso dia a dia principalmente na fabricação de embalagens como caixas. É um material leve, rígido e fácil de ser moldado, por isso, ele vem conquistando a preferência de muitos na hora de fazer as letras decorativas. Com os seus detalhes em papel crepom, elas têm roubado a cena e despertado o interesse mesmo daqueles que não se atentam muito a decoração.

A maleabilidade do papelão nos permite criar infinitas possibilidades de objetos que vão desde letras e números à diferentes desenhos tridimensionais no formato e tamanho que quiser. Escolha a letra ou frase que deseja e continue lendo para aprender a produzir essa peça que é sucesso em qualquer ambiente!

13 sugestões de fontes de letras para download

Antes de se preocupar com a montagem das letras de papelão, há outros detalhes que também são primordiais para desenvolver esse tipo de trabalho: a escolha da fonte. Existem diferentes opções disponíveis na internet, tornando a tarefa de encontrar o melhor design para o projeto ainda mais difícil.

Para a produção ficar harmoniosa, o ideal é que as letras estejam em caixa alta (escritas com maiúsculas). Por isso, para facilitar e poupar o seu tempo nesta busca, separamos diversas sugestões de fontes sofisticadas e modernas que vão dar outra cara para a decoração.

Para fazer download, basta clicar no nome da fonte e você será direcionado para uma página para baixá-la. Todas elas são gratuitas! É só escolher a que mais combina com o seu projeto e depois instalá-la em seu computador!

Passo a passo: Letras em 3D de papelão

Materiais utilizados

  • Folha A4 impressa com o número ou letra que deseja criar;
  • Papelão;
  • Papel Kraft ou outro (para fazer o molde);
  • Rolo de papel toalha;
  • Estilete;
  • Tesoura;
  • Lápis e caneta;
  • Régua;
  • Fita crepe;
  • Cola quente.

Informações extras 

  • Para fazer os números 9 e 0, utilizamos a chapa de papelão laminado 80 cm x 100 cm. Para cada uma das peças, foram gastos 3 folhas de papelão (total de 6 folhas).
  • Ambos os números ficaram com 98 cm de altura. O 9 com 61 cm de largura e o 0, 66 cm. Já a largura (grossura) das laterais foi de 14,5 cm.
  • A fonte de letra escolhida para esse projeto foi a Lucida Sans Typewriter Regular (já vem instalada no Word) e o tamanho usado foi 750.

Passo 1: Escolhendo a fonte e imprimindo as letras

No computador, abra o documento de texto e selecione a fonte e o tamanho da letra que deseja fazer.

Fonte letra word número 9

Se a peça que irá produzir for menor ou igual a medida de uma folha A4 (21,0 cm x 29,7 cm), basta definir as dimensões e imprimir.

Mas se você pretende criar letras gigantes (maiores que uma folha A4), é preciso que cada uma delas esteja ocupando toda a página do documento para ampliarmos logo em seguida. Depois de decidir todos os detalhes, agora é só imprimir o seu molde de letras em 3d.

Exemplo: Caso você queira fazer um nome que contenha 5 letras, deverá imprimir 5 folhas com cada letra em uma página, preenchendo todo o espaço possível. Todas elas deverão ter o mesmo tamanho para que haja simetria quando forem ampliadas.

Passo 2: Ampliando as letras

ATENÇÃO! Desenvolva esse passo somente se você deseja que as letras em 3d tenham um tamanho maior que uma folha A4. Caso contrário, passe para a próxima etapa.

Com o auxílio do lápis e da régua, faça quadrados de 5 cm (ou do tamanho que desejar, desde que eles tenham a mesma medida) em cada folha que foi impressa anteriormente. Não é necessário cobrir toda a página com quadrados, apenas o local onde a letra se encontra.

Fazendo quadrados 5cm folha impressa números

Pegue o papel kraft e faça a mesma quantidade de quadrados da folha anterior.

OBS: O tamanho dos quadrados vai depender das dimensões da sua folha, mas o mais importante é que eles sejam iguais.

Quadrados desenhados folha papel kraft

Agora coloque a folha impressa ao lado do papel kraft para você se espelhar e vá transferindo a letra.

Respeite a localização de cada traço nos quadrados correspondentes. Não se preocupe se não ficar tão semelhante ao original, desmanche e faça novamente até ficar do jeito que você quer. Caso seja necessário, utilize régua para transferir com mais precisão.

Transferindo número 9 papel kraft
Transferindo número 0 papel kraft

Passo 3: Cortando e riscando as letras

Recorte os moldes das letras cuidadosamente. Não se esqueça das partes internas.

Se você optou por não ampliá-las, basta recortá-las diretamente da folha impressa.

Recortando número 9 papel kraft
Molde número 9 papel kraft
Molde número 0 papel kraft

Em seguida, risque-as na folha de papelão. Para ter mais firmeza na hora de traçar os moldes das letras, cole-os no papelão com fita crepe. Como a peça é em 3d, terão dois lados, então precisará riscar a letra duas vezes (em 02 folhas).

Colando molde número 9 fita crepe papelão
Número 9 riscado papelão lápis
Número 0 riscado papelão lápis

Feito isso, está na hora de cortar o papelão. Utilize um estilete posicionando-o em cima do local que deseja cortar. Com as mãos bem firmes, comece a manipular o instrumento. Manuseie-o com cuidado, pois a lâmina é afiada e poderá causar ferimentos se for utilizado de forma inadequada.

Número 9 cortado papelão
Número 0 cortado papelão

Passo 4: Definindo a espessura e colando as laterais

Cortado os dois lados da letra, agora é preciso decidir qual será a espessura da peça. Determine o quão grosso você quer que ela seja, e depois risque no papelão e recorte. Com a cola quente, vá colando a lateral em um dos lados da letra.

Cortando laterais espessura números papelão

Passo 5: Colando os rolos de papel

Pegue os rolinhos de papel toalha e corte-os exatamente da altura (grossura) das laterais.

Rolos papel toalha, estilete, base corte

Agora cole-os ao longo de todo o corpo da letra de papelão (somente em um dos lados).

DICA: Os rolinhos de papel toalha servem para dar sustentação e firmeza para a peça, mas os de papel alumínio e plástico filme também são ótimos neste aspecto, pois são durinhos e oferecem mais estabilidade na hora de manter as letras em 3d em pé para decorar o local.

Colando rolo papel toalha número 9
Colando rolo papel toalha número 0

Para finalizar e dar forma a letra, pegue a cola quente e cole o outro lado dela por cima dos rolos. Revista com fita crepe todas as partes que foram unidas para que a peça fique bem reforçada e não corra o risco de se soltar.

Número 9 gigante 3d papelão
Número 0 3d gigante papelão

Decorando as letras em 3d com papel crepom

O papel crepom tornou-se uma das opções favoritas dos adeptos “Faça você mesmo” na hora de enfeitar objetos e decorar ambientes. Além de ser um material leve e de fácil acesso, esse tipo de papel traz resultados fantásticos e é bem fácil de manusear.

Com um simples encaixe e uma leve amassada no papel já está pronto para incrementar a produção das letras em 3d! É uma maneira descomplicada e moderna de decorar qualquer coisa!

Materiais utilizados

  • Papel crepom parafinado – da cor de sua preferência;
  • Lápis;
  • Tesoura;
  • Cola quente.

Papel crepom parafinado

  • O papel crepom utilizado foi o parafinado italiano 140g. Ele custa em média R$ 5,00 a unidade com 50 cm x 2,5 m. É mais caro que o papel crepom comum por ser mais resistente e duradouro. Ele é muito usado também para embrulhar bem casados, doces e para decorar festas.
  • Se você não quiser investir neste tipo de papel, poderá utilizar o crepom comum, mas é preciso redobrar o cuidado ao manuseá-lo pois ele é muito frágil e rasga facilmente.
  • Se tiver tempo de sobra para fazer as letras em 3d, uma dica é comprar o papel pela internet já que o preço é bem mais em conta do que em lojas físicas. Porém, tem a questão do tempo de entrega que poderá demorar e atrasar o projeto.

Passo 1: Cobrindo as laterais da letra

Forre toda a lateral e contorno da letra com papel crepom, deixando sobrar cerca de 2 cm para cada lado. Depois cole essa “sobra” na superfície. 

Revestindo laterais número 9 papel crepom
Número 9 lateral revestida papel crepom

Passo 2: Recortando os retângulos

Recorte o papel crepom em várias tiras retangulares de 5,5 cm por 5,0 cm.

Retângulos papel crepom cortados

Passo 3: Envolvendo o lápis com papel crepom

Pegue um lápis e coloque a ponta deste no centro do retângulo feito anteriormente. Envolva-o no pedaço de papel cortado e vá amassando as pontas (como se estivesse embrulhando o lápis), até que o objeto fique todo revestido por ele.

Envolvendo lápis retângulo papel crepom
Amassando pontas papel crepom lápis

Passo 4: Colando os retângulos na letra

Passe cola quente na base do papel dobrado e cole-o sobre a superfície do papelão pressionando o lápis até que o retângulo fixe completamente. Retire o lápis e repita o processo com o restante das tiras.

Colando retângulos papel crepom papelão
Colando retângulos papel crepom número 9
Colando retângulos papel crepom número 9
Colando retângulos papel crepom número 9
Colando retângulos papel crepom detalhes zoom
Colando retângulos papel crepom número 0
Colando retângulos papel crepom número 0
Número 0 preenchido retângulos papel crepom

Após colar os retângulos de um lado, faça o mesmo com o outro e também nas laterais se desejar. E assim as suas letras para decoração estão prontas! Agora é só decidir o local onde irá colocá-las!

OBS: Como tínhamos pouco tempo para fazer os números até a data da festa, conseguimos revestir as peças somente de um lado. É claro que isso também vai depender da sua disponibilidade de tempo e investimento. 

Olha que lindo que fica! Os números foram colocados bem na entrada do salão de festa, mas uma outra opção é dispô-los próximos a mesa do bolo para dar mais destaque na decoração! 

Letras em 3d gigantes rosa decoração festa
Letras em 3d gigantes rosa decoração festa
Letras em 3d gigantes rosa decoração festa

Dicas para criar as letras em 3d

  • Opte por fontes de letras simples. Quanto mais redonda e detalhes ela tiver, mais difícil será para cortá-las ou mantê-las em pé. As fontes retas e largas são mais fáceis de trabalhar pois dão estabilidade e firmeza à peça.
  • Para adquirir o papelão, você poderá aproveitar caixas de sapato ou de supermercado dependendo do tamanho que você quer que a letra tenha. Mas se a dimensão da caixa não lhe atender, papelarias e lojas especializadas de papéis contam com chapas de papelão em tamanhos grandes (80 cm x 100 cm) e são bem grossas (1.05mm), perfeitas para fazer letras gigantes e resistentes. O papelão custa em média R$ 6,00 a unidade.
  • Para não danificar a mesa com o estilete, use uma base de corte. É uma ferramenta própria para artesanato que preservará o local de trabalho. Mas se não tiver uma, apenas proteja o seu redor para evitar possíveis estragos.
  • Instrumentos afiados farão toda diferença na hora de cortar o papelão. Utilize estiletes, guilhotinas e refiladoras. Para obter um corte de qualidade, atente-se para afiação das lâminas.
  • Se após cortar o papelão ele ainda ficar preso na folha, não use a tesoura para tirá-lo. Ela poderá deixar o papel picotado. Continue manuseando com o estilete até ele se soltar por completo.
  • Não há regras para colar o papel crepom, apenas coloque cada retângulo que foi dobrado ao lado do outro sem deixar espaços entre eles.
  • Utilize uma cor de papel ou faça uma mescla de duas ou mais tonalidades que também ficará muito bonito. Se for para decorar festa de criança (dependendo do tema), os papéis coloridos trarão mais alegria e deixarão o ambiente bem vistoso.

Palavras finais:

Já deu para entender por que as letras em 3d viraram febre, né? Simples, baratas, mas ao mesmo tempo modernas e criativas. É um daqueles itens que agrada a todos e ninguém imaginará que ele foi feito apenas com papelão. Está esperando o que? Pegue aquelas caixas abandonadas que você guarda de baixo da cama e dê vazão para elas produzindo a sua própria decoração de festa!

Gostaram da dica? Depois de fazer a sua, não se esqueça de mostrar para gente como ficou e de deixar o seu comentário nos contando o que você deseja aprender! Até o próximo post!

Leia também:

Deixe seu comentário! Amamos falar com você: