Luminária de palito de picolé: Passo a passo com 4 dicas infalíveis

A criatividade é uma qualidade essencial para despertar o novo. Quem dedica o tempo aos trabalhos manuais, está a todo momento inovando e atualizando para se destacar e agregar ainda mais nesse mundo que está sempre em constante transformação. Contudo, sabemos que isso não é uma tarefa fácil, pois requer muito empenho e dedicação.

Em razão disso, a reciclagem e a reutilização de materiais estão em evidência, trazendo muita inspiração para a criação de diversos trabalhos. Ao reciclar um material, além de preservar o meio ambiente, é possível produzir peças decorativas surpreendentes com objetos que certamente seriam descartados por várias pessoas. Com o reaproveitamento desses utensílios, você poderá criar uma linda luminária de palito de picolé.

Essa peça é bem simples de fazer, tem um baixo custo e o resultado fica incrível. Ou seja, você não tem desculpas para produzí-la!

Materiais utilizados

Separe os materiais a seguir para fazer essa luminária de madeira:

  • 350 palitos de picolé;
  • Tinta spray – na cor marrom;
  • Estilete;
  • Cola quente;
  • Lixa para madeira número 150 (se necessário);
  • Verniz (se desejar);
  • Materiais para fazer a parte elétrica: Lâmpada fria, fio, plugue macho, soquete, interruptor e travessa. Veja mais detalhes de como fazer a instalação elétrica da sua luminária!

Luminária de palito de picolé passo a passo:

1. Preparando os materiais

Limpando os palitos

Passe um pano levemente úmido nos palitos (caso você os tenha guardado depois de consumir os picolés. Se você optar por comprá-los, eles já virão limpos) para que a sua luminária não fique suja e melando depois de pronta. Espere secar. Certifique-se de que todos os palitos de picolé ficaram limpos e secos.

Lixando os palitos

Se os palitos tiverem muitas imperfeições ou rachaduras e você quiser obter uma textura mais uniforme e dar um acabamento melhor a eles, será preciso lixá-los. Para alisar a superfície, utilize uma lixa para madeira. Em seguida, limpe os palitos com um pano úmido para tirar o excesso de pó e resíduo da madeira. Deixe-os secar completamente.

Formando quadrados

Para construir toda a luminária, os palitos terão que estar dispostos em quadrados. Para isso, faça vários deles.

Formando vários quadrados palito picolé

Serão necessários 61 quadrados para fazer a espiral e 21 para montar a base de apoio, ou seja, total de 82 quadrados. Tenha paciência, aproveite os momentos livres e vá fazendo aos poucos. Deixe tudo pronto, dessa forma simplificará os próximos passos.

O segredo para que a luminária de palito de picolé dê certo, é a forma como os palitos serão colados para fazer o quadrado.

Naturalmente, o modo mais fácil é a disposição de dois palitos em baixo e os outros dois colados em cima deles. Mas acontece que na hora de construir a espiral, muitos quadrados não se encontrarão como deveriam. Então, faça-os da seguinte maneira:

Cole um palito sobre a ponta do outro. Depois faça o mesmo com o próximo.

Você também irá colar o último palito por cima do anterior, mas a outra extremidade ficará por baixo. Ou seja, a regra é que uma das pontas de um palito ficará por cima do outro, e a outra extremidade será colada por baixo. Entenderam?

Colando palito sobre outro formando quadrado
Formando quadrado palito picolé

2. Pés de apoio

Para começar, faça dois pés de apoio para que a luminária fique bem amparada na superfície em que você a colocar.

Pegue 10 palitos de picolé. Cada pé será formado por 5 palitos. Com a cola quente, cole um sobre o outro.

Cola quente, pés apoio, 10 palitos picolé

3. Base de sustentação 

Para fazer a base, precisaremos de 21 quadrados. Primeiro, pegue os pés que fizemos anteriormente e cole-os paralelamente no primeiro quadrado.

Colando pés apoio base sustentação

Em seguida, vá colando os quadrados uns sobre os outros até completar 11 andares.

OBS: Lembre-se de alinhar os quadrados para que a base tenha o formato reto. 

Formando base sustentação luminária madeira
Formando base sustentação luminária madeira
Formando base sustentação luminária madeira
Formando base sustentação luminária madeira

No 12º quadrado é onde colocaremos a lâmpada da luminária, por isso, ele será um pouco diferente dos demais. Pegue 10 palitos e preencha o quadrado com eles, colando um ao lado do outro.

Quadrado palito picolé preenchido

Com um estilete, faça um furo no centro do quadrado do tamanho da rosca da travessa. Desenrosque a rosca e insira-a no buraco.

Depois, do outro lado, enrosque-a novamente.

Fazendo furo estilete centro quadrado palito picolé
Inserindo travessa centro quadrado palito picolé
Travessa inserida quadrado palito picolé

Pregue na base esse quadrado com a travessa e para terminar, cole mais 9 quadrados.

Inserindo travessa centro quadrado

4. Formando a espiral da luminária de palito de picolé

Uma dica para que a espiral vá se formando sem entortar para os lados, é usar algum objeto comprido para nos orientar na hora de colar os palitos.

Utilize uma garrafa de bebida e coloque-a no centro do primeiro quadrado, assim, seremos guiados na direção correta e ficará muito mais fácil fazer uma espiral retilínea.

Formando espiral quadrado palito picolé

Para formar uma espiral (como um DNA), é preciso colar os quadrados ligeiramente tortos a cada andar (camada). Ou seja, eles nunca ficarão exatamente uns sobre os outros, a cada quadrado que você for colando, vá girando-o levemente.

Outra dica importante é sempre certificar de que está girando-os quadrados na mesma distância das demais extremidades já coladas.

Formando espiral quadrado palito picolé

Agora é só ir colando os quadrados com atenção até completar 61 andares. Cuidado para não exagerar na cola e obter um aspecto indesejado.

Formando espiral quadrado palito picolé
Formando espiral quadrado palito picolé
Formando espiral quadrado palito picolé
Formando espiral quadrado palito picolé

Retire a garrafa cuidadosamente de dentro dos quadrados. 

5. Aplicando a tinta e o verniz

Para dar o acabamento final na nossa luminária de palito de picolé, basta aplicar a tinta e o verniz e ela ficará com outra cara! Escolhemos a tinta em spray na cor marrom para reproduzir com mais semelhança as características da madeira, mas você poderá decidir-se pela cor que mais simpatize ou que combine com o ambiente!

LEMBRETE: Não se esqueça de retirar a peça que foi colada no 12º quadrado da base antes de começar a pintar. 

DICA: Antes de utilizar a tinta em spray, agite bem e faça um teste antes em outra superfície para identificar o tipo de jato. Posicione a tinta cerca de 10 cm de distância da luminária.

Pinte a base da luminária primeiro.

Pintando base sustentação tinta spray marrom

Em seguida, faça o mesmo com a espiral. Não se esqueça da parte interior e de virar a peça ao contrário para pegar áreas que o jato de tinta não alcançou.

Pintando espiral tinta spray marrom
Pintando espiral tinta spray marrom
Pintando espiral tinta spray marrom

Aguarde 24 horas e aplique o verniz se desejar. Depois espere secar novamente.

Aplicando verniz spray base sustentação
Aplicando verniz spray espiral

PARA QUE SERVE O VERNIZ? Este produto protege e conserva a madeira. Existem diversos tipos, então se você quer manter o tom da peça, opte pelo transparente mate ou brilhante. Se pretende modificar a tonalidade, utilize o verniz da cor de sua preferência.

Uma outra opção, é não pintar a luminária e aplicar apenas o verniz transparente, essa tática vai trazer um aspecto bem rústico para a peça, favorecendo vários tipos de ambientes!

6. Instalação elétrica

Para deixar a luminária de palito de picolé pronta para decorar o ambiente, separamos um tutorial completo para você aprender como fazer a instalação elétrica em 3 passos. Basta seguir o passo passo certinho que você terá sucesso total nesta parte! 

Instalação parte elétrica fio soquete travessa

Essa peça compõe qualquer cantinho da casa! Fica beeem aconchegante colocá-la no criado mudo do quarto!

luminária de palito de picolé decoração criado mudo
luminária de palito de picolé decoração criado mudo

4 dicas EXTRAS para uma luminária perfeita

  • Na hora de colar os palitos, tome cuidado para não exagerar na cola. Além de não deixar o abajur com um aspecto legal, depois fica extremamente difícil remover o excesso.
  • Treine bastante antes de colar os quadrados sobre os outros. As primeiras vezes podem dar erradas e ser bastante difícil de formar a espiral, mas NÃO DESISTA, insista! É só praticar um pouco que no final dá tudo certo!
  • Depois de usar a cola quente, retire as “teias” que ficaram presas entre um palito e outro.
  • É possível substituir as lâmpadas por velas de led decorativas (a famosa vela falsa). Fica bem aconchegante e você consegue achar esse material com facilidade em lojas de departamento.

Como limpar a luminária?

Depois de pronta, você terá que adotar alguns cuidados com a sua luminária de palito de picolé. Todo mundo sabe que com o tempo, a indesejável poeira irá se acumular, ainda mais em locais que são difíceis de alcançar (como os palitos são colados uns nos outros, dificulta ainda mais a limpeza). Por isso, vamos lhe ensinar algumas medidas para simplificar este processo:

  1. Utilize o aspirador de pó para sugar toda a poeira que qualquer outro objeto dificilmente alcançaria. 
  2. Você também poderá usar uma faca e cobri-la com um pedaço de pano e introduzir em cada aresta do quadrado. Posicione-a no sentido horizontal e faça movimentos de “vai e vem”. Repita esse processo para as outras 3 arestas e depois vá subindo para os quadrados em sequência.
  3. A limpeza para o lado de fora da luminária é muito mais descomplicada! Basta passar um pano levemente úmido.

Resumindo:

A luminária de palito de picolé sai bem em conta de fazer, além de precisar de poucos materiais, você poderá gastar menos ao ir juntando os palitos. É só pedir também para aquele amigo ou familiar que ama um picolé para te ajudar nessa missão, tenho certeza que vocês conseguirão rapidinho!

Essa peça que esbanja originalidade e criatividade, traz um efeito aconchegante e intimista para o ambiente, oferecendo muito mais que iluminação para o cômodo. Uma opção é utilizá-la como abajur para o quarto. Ela é ótima para decorar o criado mudo e fazer um cantinho confortável, mas sem deixar de agregar elegância, é claro!

Como vimos, por meio do artesanato com material reciclado é possível criar peças inacreditáveis, que além de ajudar o meio ambiente, poderão decorar qualquer lugar trazendo muita sofisticação. Ou seja, você poderá unir o útil ao agradável. Que tal começar agora reciclando e reaproveitando os materiais que você tem em casa para fazer essa luminária de palito de picolé maravilhosa?

Não deixe de contar para gente nos comentários o que achou!

Confira ainda:

Deixe seu comentário! Amamos falar com você: